Redação
O primeiro fim de semana de fevereiro será marcado por fortes tempestades em Goiás, segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de nuvens que corta o país, deve trazer chuvas intensas e ventos fortes para o estado.
De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), os temporais devem ocorrer de forma isolada por todo o Centro-Oeste.
O boletim do Cimehgo alerta para tempestades com acumulado entre 30 e 60 mm/h e rajadas de vento de até 80 km/h. Em Goiânia, a previsão indica sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva, com máxima de 30°C e umidade do ar entre 60% e 95%.
Os municípios com maior volume de chuva esperado são: Porangatu, Luziânia, Ipameri, Formosa, Cristalina, Ceres, Goianésia, Iporá, Araguapaz, Aruanã, Montes Claros de Goiás, Doverlândia, Cocalzinho de Goiás e Alto Paraíso de Goiás.
🔹 Região Norte
🌡 Mínima: 22°C | Máxima: 33°C
🌧 Precipitação: 55 mm
🔹 Região Oeste
🌡 Mínima: 22°C | Máxima: 33°C
🌧 Precipitação: 50 mm
🔹 Região Sudoeste
🌡 Mínima: 19°C | Máxima: 30°C
🌧 Precipitação: 45 mm
🔹 Região Leste
🌡 Mínima: 17°C | Máxima: 32°C
🌧 Precipitação: 50 mm
🔹 Região Central
🌡 Mínima: 19°C | Máxima: 31°C
🌧 Precipitação: 55 mm
🔹 Região Sul
🌡 Mínima: 19°C | Máxima: 30°C
🌧 Precipitação: 45 mm
O Cimehgo orienta a população a tomar precauções para evitar acidentes, como:
Não se abrigar debaixo de árvores;
Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
As chuvas intensas podem causar alagamentos, transbordamento de rios e córregos, queda de árvores e danos à infraestrutura urbana e rural.
A Defesa Civil oferece um serviço gratuito de alerta por SMS. Para receber as notificações, basta enviar o CEP da sua região para o número 40199.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !